quarta-feira, 4 de novembro de 2020

 OI gente, tudo bem??

Vocês conhecem a Turma da Mônica??


A turma da Mônica foi criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Souza e é a série de histórias brasileiras mais conhecidas e lidas pelas crianças.





Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº. 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.


Este tipo de história se chama, no Brasil Gibi ou história em quadrinhos.





Cada porsonagem tem o seu gibi com as suas histórias e aventuras e  também participam das histórias da Turma da Mônica.





Os primeiros personagens criados  destas histórias foram o cãozinho "Bidu" e seu dono “Franjinha", em 1959. Nos anos seguintes foram surgindo novos personagens.



Cebolinha

Cebolinha, o garoto de cabelos espetados, que fala trocando o “R” pelo “L”, foi inspirado em um garoto de Moji das Cruzes. Criado em 1960, se tornou parceiro de aventuras, ou vítima, da Mônica, a qual vive tentando derrotar com seus planos infalíveis. Sua primeira revista foi lançada em 1973.



Cascão

O Cascão foi criado em 1961, mesmo com sua mania de sujeira, teve aceitação imediata, e com grande popularidade teve sua revista própria criada em 1982.




Mônica

A filha de Mauricio, Mônica, foi a inspiradora da Mônica dos quadrinhos. Criada em 1963, como personagem secundária, fez sua estreia na tira de nº. 18 do Cebolinha, juntamente com seu coelhinho Sansão (que ainda não tinha nome). O desenho da Mônica passou por diversas modificações e com o sucesso, acabou ganhando revista própria, em maio de 1970. Aos poucos, Mônica se tornou a líder imbatível dos leitores.




Magali

Também inspirada na filha de Mauricio, que tinha um gato siamês, Magali dos desenhos tem um gato angorá chamado Mingau. Tem também um enorme apetite. Criada em 1963, teve sua revista lançada em fevereiro de 1989.

Entre os outros personagens da “Turma da Mônica” destacam-se: Chico Bento, Rosinha, Penadinho, Jotalhão, Horácio, Anjinho, Piteco, Floquinho, Tina, entre outros.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da Turma da Mônica e o seu autor Maurício de Souza?

Agora você pode ler as histórias nos PDFs e App gratuitos a seguir:


https://www.pinterest.com.mx/pin/343610646570122595/


https://www.baixelivros.com.br/quadrinhos/turma-da-monica-e-o-ministerio-publico


https://play.google.com/store/apps/details?id=air.br.com.mauriciodesousa.caixadequadrinhos&hl=pt












quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Poesia do dia



OI GENTE!!!!!


Hoje vamos ler juntos um poema lindo de Cecília Meireles:

Os 10 melhores poemas de Cecília Meireles | Melhores poemas ...

E aí, deu para entender o poema?

Tenta ler em voz alta para treinar a sua pronunciação!!!

Podem fazer perguntas aqui nos comentários....






 

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Pronomes Possessivos: Como usar?

OI Gente!!! Tudo bem??


Hoy vamos hablar de los pronombres possessivos en portugués!

Vocês podem ver a vídeo-aula aqui no link abaixo:




E aí, o vídeo te ajudou a entender melhor como se usa cada pronome?
Se quiser, deixe seu comentário !!!
Convido-te a nos seguir :
Instagram: serdobrasil

Agradecemos a todos!
Valeu!

sábado, 25 de julho de 2020


Cinema Brasileiro: Leitura de indicação de filme, nível B2 de português para estrangeiros .




Você já assistiu algum filme brasileiro? Com certeza já deve ter ouvido falar de " Cidade de Deus" ou " Tropa de Elite" , mas não pense que esses são os nossos clássicos cinematográficos!O cinema brasileiro tem muitas facetas para se descobrir, desde o drama e comédias até as produções inspiradas em fatos históricos e obras literárias. E hoje vamos descobrir um pouco deste teor criativo brasileiro. Há uma vertente muito valiosa do cinema brasileiro que está muito envolvido com a história política, social e midiática do país e grande parte de nossa produção busca retratar a vida dos personagens da vida real esquecidos nos esconderijos do território brasileiro, mas que enchem o nosso coração de emoção e aventura. É o caso de alguns retirantes, mulheres solteiras, homens problemáticos e crianças abandonadas que sonham e se aventuram para vencer nessa vida que já é vencida, só por existir. 
Capitães da Areia é um filme  de Cecília Amado, a neta do Escritor Jorge Amado  que escreveu o livro com o mesmo nome em 1937. 





O filme de Cecília retrata a vida dos jovens que vivem na mágica capital baiana, Salvador e nos surpreende com a vitalidade do grupo que vivem em comunidade no Trapiche. Pedro Bala, Professor e Sem Pernas são adolescentes que foram abandonados por suas famílias e sobrevivem na capital fazendo alguns assaltos e se escondendo da polícia. Eles, portanto, retratam a vida de muitos adolescentes que, no Brasil e no mundo sofrem com a desigualdade social, são esquecidos e excluídos de uma vida digna e seguem no sistema burlando a própria desigualdade. 
Mas eles também são envolvidos pelo amor que surge entre eles como uma força pulsante e regenerativa. Além disso, esses adolescentes nos ensina  como a cultura ancestral baiana é um escudo protetor até os dias de hoje , desde a expressão da Capoeira, cantos de Iemanjá até às crenças de curas africanas. Vale a pena ver o filme. Ative as legendas no seu idioma nativo ou em português brasileiro. 
Depois nos conte um pouco sobre a sua opinião aqui nas mensagens! 
Axé!