sábado, 25 de julho de 2020


Cinema Brasileiro: Leitura de indicação de filme, nível B2 de português para estrangeiros .




Você já assistiu algum filme brasileiro? Com certeza já deve ter ouvido falar de " Cidade de Deus" ou " Tropa de Elite" , mas não pense que esses são os nossos clássicos cinematográficos!O cinema brasileiro tem muitas facetas para se descobrir, desde o drama e comédias até as produções inspiradas em fatos históricos e obras literárias. E hoje vamos descobrir um pouco deste teor criativo brasileiro. Há uma vertente muito valiosa do cinema brasileiro que está muito envolvido com a história política, social e midiática do país e grande parte de nossa produção busca retratar a vida dos personagens da vida real esquecidos nos esconderijos do território brasileiro, mas que enchem o nosso coração de emoção e aventura. É o caso de alguns retirantes, mulheres solteiras, homens problemáticos e crianças abandonadas que sonham e se aventuram para vencer nessa vida que já é vencida, só por existir. 
Capitães da Areia é um filme  de Cecília Amado, a neta do Escritor Jorge Amado  que escreveu o livro com o mesmo nome em 1937. 





O filme de Cecília retrata a vida dos jovens que vivem na mágica capital baiana, Salvador e nos surpreende com a vitalidade do grupo que vivem em comunidade no Trapiche. Pedro Bala, Professor e Sem Pernas são adolescentes que foram abandonados por suas famílias e sobrevivem na capital fazendo alguns assaltos e se escondendo da polícia. Eles, portanto, retratam a vida de muitos adolescentes que, no Brasil e no mundo sofrem com a desigualdade social, são esquecidos e excluídos de uma vida digna e seguem no sistema burlando a própria desigualdade. 
Mas eles também são envolvidos pelo amor que surge entre eles como uma força pulsante e regenerativa. Além disso, esses adolescentes nos ensina  como a cultura ancestral baiana é um escudo protetor até os dias de hoje , desde a expressão da Capoeira, cantos de Iemanjá até às crenças de curas africanas. Vale a pena ver o filme. Ative as legendas no seu idioma nativo ou em português brasileiro. 
Depois nos conte um pouco sobre a sua opinião aqui nas mensagens! 
Axé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário